Guardar dinheiro: comece a poupar mesmo ganhando pouco!

Você acha que só porque ganha pouco não tem condições de guardar dinheiro no mês? Certamente está enganado, qualquer pessoa pode guardar dinheiro com êxito. Aprenda alguns macetes para que fique ainda mais fácil guardar dinheiro mesmo ganhando pouco e comece a poupar agora mesmo.

Guardar dinheiro: É preciso?

Sim. Devemos entender uma das primícias para se obter sucesso na vida financeira. Quando gastamos pouco parece que nunca sobra dinheiro até o final do  mês. Com isso, temos a terrível ilusão de que não vamos nunca conseguir juntar um pouco de grana. E por conta disso, quanto mais passa os dias, mais o dinheiro some.

O primeiro ponto disso tudo é entender o porquê devemos guardar dinheiro e quais são nossos objetivos, por que devemos ter vários. Sempre que queremos alcançar algo, mesmo que seja impossível, devemos estar prontos para alguns sacrifícios.

Guardar com objetivo certo

A princípio devemos ter um objetivo para que consigamos guardar o dinheiro. Um exemplo disso pode ser a compra do carro. Quando temos o objetivo de comprar um carro partimos de dois princípios, vamos pagar à vista , sem juros, nem taxas e nem preocupações com as parcelas ou financiar? Financiar é adquirir uma dívida de no mínimo 4 anos de duração. Sendo assim poupar dinheiro para comprar ele à vista é um objetivo certo e inteligente.

Objetivos baratos

No entanto, não precisa ser objetivos tão caros e que irão demorar muito, visto que ganha pouco e o tema aqui é ajudar você a encontrar formas para que consiga poupar grana. Começar com o objetivos menores e mais fáceis, como fazer uma viagem, ou estipular uma quantia que precisa no final do ano. Com o intuito de ter um objetivo garantindo para que não gaste nem um centavo da poupança.

Dicas práticas para economizar e guardar dinheiro ganhando pouco

Como guardar dinheiro ganhando pouco? Aprenda aqui!
Como guardar dinheiro ganhando pouco? Aprenda aqui. Imagem(divulgação)

1-Controle seus gastos

Iremos começar com a ajuda que garantimos a você para guardar dinheiro para seu objetivo final. Portanto, espero que tenha refletido sobre qual objetivo tem para começar a poupar. Agora, iniciamos aqui a maratona das dicas para que você consiga. O controle de gastos é essencial quando queremos poupar.  Sem ele  não conseguimos controlar nada e guardar de dinheiro se torna impossível.

Como fazer o controle?

Para controlar seus gastos devemos anotar tudo em uma planilha, ou mesmo em caderno, o importante é anotar absolutamente tudo! Desde um chiclete que compra na padaria até um tênis que parcelou na loja do centro. Quando falamos tudo, é tudo mesmo! Então, esse é o primeiro passo!

2-Cautela com o cartão de crédito

Em geral a maiorias das pessoas usam o cartão de crédito sem critérios. Tudo que vêem acabam usando o saldo do cartão para fazer a compra. Isso é um erro terrível, que pode acarretar em inadimplência e seu nome ficar restrito no SERASA e no CPC. Não é isso que queremos, não é?

Cartão não é um dinheiro seu

Sendo assim, é importante usar o cartão como forma de pagamento, somente se for a ultima opção. O cartão não é um dinheiro seu, além disso, tem juros altíssimos e taxas também! Tente pagar e comprar seus produtos com dinheiro, só se precisar e à vista.

3-Faça lista de compras

A lista do mercado é algo que funciona bem quando se quer economizar. Já foi ao mercado sem lista e surgiu várias vontades para comprar. E também compramos sem restrição, compramos muitas vezes coisas que ainda tem em casa e acabamos gastando mais do que na realidade deveríamos.

4-Guarde as moedas no cofre

Ninguém leva muito a serio as moedas, mas elas têm valor.  Guarde-as pois juntando se surpreenderá ao final do mês. Bom, as moedas não vão fazer parte da sua poupança, só se acaso você quiser, mas faça o teste de guardar as moedas e conte-as ao final do mês, será uma surpresa.

Leia também: Financiamento de carro de vale a pena?

5-Tome cuidado com os passeios

Devemos então ter cautela com os passeios principalmente no começo do mês. Essa é a hora que estamos com o bolso cheio de dinheiro e gastamos mais. Já ouviu algum amigo seu dizer que o dinheiro não dura nenhum mês?

Solução

Pois bem, é porque no inicio do mês que gastamos mais com passeios e lazer. Aconselhamos que separe os dias  de passeios para que tenha divertimento, mas gaste pouco. Faça uma agenda de eventos e veja quanto quer gastar e quais seriam interessantes.

6-Classifique suas despesas

Você já tem registrado toda a movimentação de seu dinheiro, isso é importante para que tenha total controle. Mas esquecemos de um detalhe, antes de gastar com suas contas classifique suas despesas de fixas, relativas e ocasionais. As despesas fixas são, por sua vez, a conta da água, conta de luz, aluguel, escola das crianças (caso tenha filhos), POUPANÇA e alimentação. Agora você divide a relativa e a ocasional para finalizar.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *