Qual cartão de crédito é melhor de acordo com sua renda

A escolha de um cartão de crédito influencia em diversos itens em nossa vida financeira,  como por exemplo o limite e as taxas. Os bancos geralmente fazem campanhas para estudantes com cartões de anuidade e menores taxas também. Mas será que são os melhores? Venha conosco e descubra qual cartão de crédito é melhor de acordo com sua renda.

Cartão de crédito sem limite

Ter um cartão sem limites parece um sonho, não é? Contudo, quem não gostaria de comprar sem se preocupar? Mas devemos nos atentar que ao final  do mês a fatura irá chegar, é aí que as coisas podem se complicar para seu lado. É por isso que o importante nas finanças é ter controle de nossos gastos.

Cartão é um vilão?

O cartão tem sido o vilão da inadimplência no Brasil, pois a maioria das pessoas que estão devendo para as instituições bancarias devem por conta de não ter controle com o cartão de crédito. Mas porque isso acontece? Como a pessoa consegue perder o controle?

De acordo com nossa avaliação muitas pessoas ganham menos do que o limite que oferecendo para elas. Além disso, quando o cartões tem limites altos geralmente provoca inadimplência.

 Limite do cartão de crédito  como é determinado?

O limite do cartão de crédito é variado, porém é sempre de acordo com a renda de cada cliente. Além disso, avalia-se o histórico dessa pessoa e se ela possui algum débito, como por exemplo, financiamentos, empréstimos, nome sujo no SPC ou SERASA. Logo após essa avaliação o banco irá determinar qual limite será aprovado para esse cliente.

Por que existe essa avaliação?

Primeiramente, a avaliação serve para monitorar a capacidade de pagamento do cliente. Atualmente, os bancos estão de olho no score, assim quanto mais alto maior é a possibilidade de adesão de cartões de crédito, empréstimos e outras vantagens.

O estudo é feito minuciosamente, só depois é avaliado quanto de crédito será disponibilizado como limite do cartão de crédito. Seja ele maior ou menor isso do depende de sua situação financeira perante as instituições.

Limite do cartão de crédito

Resumindo, o  limite é determinado de acordo com a postura financeira de cada cliente. Geralmente um limite no valor de 2 mil reais é dividido em 1 e 200 reais para compras parceladas e o que sobra, bem como 800 reais é para compras sem parcelamento.

O que algumas pessoas não sabem é que o valor que volta para o limite do cartão no mês seguinte, não é o valor máximo. Muitas pessoas que compram algo parcelado acham que só vai descontar o valor da parcela, mas não é bem assim. Neste exemplo que demos, o cliente só iria ter o limite de 2 mil reais novamente quando terminasse as parcelas.

Compras que ultrapassam limites

Se você ultrapassar o limite em suas compras e o cartão estourar, isso significa que terá o limite bloqueado até que consiga pagar a dívida. Você pode tentar pagar parte  dela e ter  menos limite liberado. Mas aconselhamos que não ultrapasse o limite e se acaso acontecer, pague ela toda.

Limite do cartão de crédito ideal

Há um cartão de crédito de acordo com sua renda, veja como trabalhar com ele a seu favor
Há um cartão de crédito de acordo com sua renda, veja como trabalhar com ele a seu favor. Imagem (divulgação)

Antes de tudo, os brasileiros precisam entender sobre o significado de limite. Em primeiro lugar o limite de seu cartão de crédito não é um complemento da sua renda. Partindo desse pressuposto, não  gaste como se não houvesse amanha, tenha total cuidado.

Dinheiro emprestado

Muitas pessoas se ficam entusiasmadas com todo o dinheiro disponível, mas não sabem que é algo emprestado do banco. Todavia, pensam assim e acabam contraindo dívidas infinitas. Então, tome bastante cuidado!

Cartão é uma modalidade de empréstimo

O cartão de crédito deve ser visto como uma modalidade empréstimo. Sendo assim, você já tenha mais cuidado com seus gastos. As instituições financeiras disponibilizam o limite para que você possa usufruir para pagar ao fechar o mês. Mas ocorre de algumas pessoas não paga a fatura totalmente e começam o crédito rotativo, que tem taxas muito mais altas do que o normal.

Mantendo o controle

 Quando você entender como funciona o processo de ter um cartão  de crédito, é bem mais fácil não cair em dúvidas. Uma das principais tarefas do consumidor e manter-se no controle da situação em relação as finanças. O cartão de crédito deve estar atrelado a esse conjunto financeiro, sempre. Não comprar sendo impulsionado pelo desejo de consumir e para sua necessidade, ou mesmo bem-estar.

Dê férias ao cartão se precisar

O cartão é um item indispensável hoje em dia, pois quase todos os brasileiros têm acesso a essa renda emprestada. Porém, como já citamos, muitas pessoas não tem controle e acabam se endividando. E aí que precisamos tomar cuidado e estar cientes da hora de parar, dar férias para o crédito. Pelo menos até que consigamos pagar as dívidas.

Veja também: Cartões de crédito recomendados para estudantes. Tenha o Seu Cartão

Planeje os seus gastos

Usar o cartão de crédito deve ter planejamento, não compre sem freios, pois, certamente ficará endividamento. Faça planos e só utilize se precisar, tendo dinheiro em mãos, não é necessário!

 Planejar bem seus gastos é uma forma de ter sucesso financeiro em longo prazo. Contudo, sempre dê preferência a comprar à vista terá benefícios incríveis. Através dessas medidas conseguirá evitar que seu limite do cartão do crédito estoure e complique sua vida financeira.

Vale a pena ter mais de um cartão?

Sim, vale a pena, mas deve tomar bastante cuidado com  tudo que leu no artigo. No entanto, tenha no máximo dois cartões de crédito, mais que isso é um erro recorrente. Há  diversas pessoas que usam um cartão para o dia a dia e o segundo com mais limite para emergências.

O que você precisa é ter controle e organização das finanças. Fazendo desse modo, conseguirá levar mais a fundo como é maneira correta o cartão de crédito. Todos os cartões têm benefícios e vantagens, porém o controle vem de você.

Esperamos que tenha gostado do texto. Deixe um comentário caso tenha dúvidas, criticas e responderemo assim que possível.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *