Como economizar dinheiro evitando maus hábitos?

Como economizar dinheiro evitando maus hábitos. Imagem(divulgação)

Economiza dinheiro não é tarefa fácil para ninguém, ainda mais com contas a pagar. Porém, sabemos que fazer economias é algo bastante importante para nossa vida financeira. No entanto, muitos não conseguem nem se imaginar tendo um dinheiro guardado por fazer economias. Acham que isso um processo difícil, ainda mais para as pessoas que estão devendo.  Então, a pergunta é como economizar dinheiro evitando maus hábitos?

O que são os maus hábitos

Aprenda como economizar dinheiro evitando maus hábitos.
Aprenda como economizar dinheiro evitando maus hábitos.

Os maus hábitos começam com o cartão de crédito, as pessoas usam sem distinção. Compram tudo até o fim do crédito isso quando não usam o cheque especial. Além disso, fazem empréstimos por cima e ainda não conseguem pagar as parcelas. Isso vira uma bola de neve tão grande que parece que não tem volta.

Tudo isso com produtos bancários sendo mal usados, não pagando as parcelas em dia e ainda comprando mais produtos parcelados.  O maus hábitos começam também ao não anotarem os gastos, no entanto, isso é um dos mais sérios erros, pois sem organização não tem como se organizar.

Como para com maus hábitos

Para sair dos maus hábitos, devemos nos preparar antes, seguir alguns passos que facilitam bastante sua vida. E não pense que não vai conseguir basta que tenha persistência e paciência. Os passos são fáceis, mas leva um tempo, isso dependendo também de como está sua vida financeira, se você deve bastante ou se deve pouco é um detalhe.

Os maus hábitos vão além de só anotar os gastos, e se controlar no crédito disponível para você preciso se esforçar para pagar as dívidas. Vamos as dicas para que você saia rapidamente do negativado. Só assim conseguira fazer economias.

Veja as dicas para economizar dinheiro evitando maus hábitos

1-Analise sua vida financeira

Primeiro passo é analisar todas sua vida financeira e constatar onde está errando mais e menos. Ou seja, arrumar todas as linhas para que possa escrever uma história cheia de lucro e que permita você economizar e ter mais tranquilidade no fina do mês.

Comece por encontrar todas as suas contas, reúna todas elas e faça o calculo de quanto  está devendo na praça. Em todos os lugares, mesmo que seja para sua amiga. Sabe aqueles 10 reais que emprestou aquele dia? Então, calcule ele também! Logo após isso, vamos ao segundo passo.

2-Pague as dívidas

Agora que você já separou todas as suas contas vale lembrar-se de sempre fazer isso daqui para a frente.Bem, com tudo calculado é a hora de rever quais as dívidas serão pagas primeiro. Aconselhamos que pague as menores, pois são mais fáceis e você pode tentar pagar a vista.

Isso mesmo, com pagamento a vista das contas, geralmente você terá desconto o que já é uma economia. Então pague as contas das lojas,supermercados, cartão e deixe o que puder acertado, lembre-se que de agora por diante a vida é economizar!

O que fazer com as dividas maiores?

Você que deve aos bancos e tem dívidas maiores, também pode se preparar para pagar. O que podemos fazer é negociar, ir até os bancos e conversar  com o gerente e fazer um plano para iniciar o pagamento. Não precisa se desesperar e sim ter, como dissemos antes, ter paciência.

3-Anotar gastos

Anotar os gatos quando não feito é um erro, contudo um erro recorrente que muitos brasileiros cometem! Não façam isso, anotem seus gastos seja um cafezinho na esquina e além disso guarde os comprovantes o mês, para analisar no final.

4-tabela de contas

No momento assim que anotar seus gastos já prepare uma tabela de contas. Existem algumas na internet ótimas onde demonstram créditos e débitos para serem anotados, assim cada vez que gastar basta anotar na tabela que já será calculado o quanto foi de seus créditos.

5-Use menos o cartão de crédito

O cartão de crédito é uma grande ajuda na hora de parcelar compras.Todavia, quando se faz corretamente não há problema algum, sendo assim precisamos ter muito cuidado com ele.

Brasileiro inandiplentes

De acordo com SERASA as maiorias dos brasileiros inadimplentes estão devendo o cartão de crédito. Contudo, fazem as compras, parcelam-nas, mas não conseguem arcar com a responsabilidade de pagar a fatura, ou pagam o mínimo e depois não conseguem mais. Caso você tenha dívidas, acesse o site www.serasa.com.br e confira se suas dividas estão certas.

Dê férias para o cartão

Então, a quinta dica é que você dê férias para o cartão de crédito e tente comprar à vista. De certa forma isso é bastante complicado, visto que já é um habito, mas você consegue!

6-Faça uma poupança

Todos deveriam poupar dinheiro, muitos dizem que esse é um investimento furado, mas aqui não se trata de investir e ter retorno. O que estamos aconselhando é que mude o habito de não guardar dinheiro. Para que isso seja mais fácil, você pode  abrir uma poupança e ir acumulando suas economias por lá. A poupança será como um cofre e você não vão mexer nela.

Não tenho dinheiro para guardar

Primeiramente, é preciso abrir a conta e hoje em dia com 30 reais você consegue. Logo após isso, você deve começar a guardar o dinheiro de maneira a todo mês deixar pelo menos 10% do seu salário nessa conta. Parece difícil, mas não é.

Quantas vezes você não gastou mais em coisas fúteis? Agora é a hora de pensar em seu futuro econômico, e ter uma boa poupança para eventuais emergências.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *