Como funciona o empréstimo consignado?

O empréstimo consignado é um produto de crédito muito usado por brasileiros. Isso ocorre pelas baixas taxas de juros e o prazo para pagamento que é o mais longo do mercado, no entanto não está disponível para qualquer pessoa. Mas como funciona o empréstimo consignado e quem pode solicitar? Venha conosco e aprenda como fazer e o pedido e confira todos os detalhes.

Como funciona o crédito consignado?

Primeiramente, vamos entender o porquê de o consignado ter taxas de juros mais baixas. Como o nome já diz o consignado é atrelado ao salário do beneficiário ou trabalhador público. Então, o risco de inadimplência é quase que nulo. A partir do momento que é solicitado o empréstimo, as parcelas serão descontadas na folha de pagamento do aposentado ou servidor público.

O consignado é um bom negócios?

De acordo com informações do Banco Central, existem várias famílias prejudicadas por esse tipo de empréstimo. Atualmente, a renda das famílias que optaram por esse empréstimo está sendo usada para pagar as parcelas e a cada dia cresce mais ainda mais. Devemos então, fazer uma analise aprimorada para que tenhamos consciência sobre nosso orçamento. Talvez essa seja a vantagem e desvantagem, procurar por um consignado é bom, mas não é indicado fazer mais de um.

Vale a pena pegar empréstimo consignado

O crédito consignado está entre as modalidades de crédito mais em conta do mercado. As pessoas que podem fazer um empréstimo dessa categoria são poucas, sendo assim, as com carteira assinada,  aposentados, pensionistas do INSS ou funcionários públicos.

No crédito consignado, o pagamento das parcelas é descontado todos os meses do seu salário, até o final do prazo da dívida. É por isso que devemos nos informar bem sobre as taxas e o valor da parcela, para que não prejudique seu orçamento de maneira nenhuma.  Confira agora quais são as categorias de pessoas que podem pedir o empréstimo consignado.

Quem pode fazer emprestar consignado

  • Funcionário com carteira assinada;
  • Aposentado ou pensionista do INSS;
  • Funcionário público federal, estadual e municipal;
  • Militar das Forças Armadas.

Todos esses trabalhadores devem estar participando de um convênio para que assim tenha direito do empréstimo. Resumindo, o trabalhador necessita ser atrelado a um benefício para que o banco libere o dinheiro. Portanto, não são todos os funcionários de carteira assinada que podem fazer o empréstimo consignado. 

Se você é trabalhador de carteira assinada a empresa em que trabalha precisa ter um convênio com alguma instituição financeira, ou banco para que assim seja feito o consignado. Aos autônomos fica mais complicado, pois não tem as condições acima, portanto, não conseguirá solicitar o empréstimo consignado. Para esse profissional informal aconselhamos pedir outra modalidade de produto de crédito.

Veja abaixo quais documentos são necessários  para conseguir o empréstimo consignado:

  • Documento de RG;
  • Documento CPF;
  • Comprovante de endereço;
  • Extrato bancário que seja do seu salário, holerite, pagamento de pensão ou de benefício do INSS.

Como fazer um empréstimo consignado

Empréstimo consignado é uma forma fácil e prática de levantar dinheiro.
Empréstimo consignado é uma forma fácil e prática de levantar dinheiro. Imagem (divulgação).

Empréstimo consignado para trabalhador com carteira

Gostou das opções do consignado é uma pessoa que atende aos pré-requisitos para fazê-lo? Então, mãos a obra, vamos indicar qual o processo para fazer o empréstimo consignado e como é feito para os trabalhadores de empresas.

No caso os trabalhadores com carteira assinada farão o empréstimo diretamente com a empresa, pois ela deve ter o convênio com uma instituição financeira. É bem  simples, você pedirá para o RH da empresa o número do convênio que ela participa e confirmará que deseja o empréstimo. Com isso o dinheiro cai em conta através do consignado.

Empréstimo consignado para servidor público

No caso de funcionário público você precisa consultar em qual banco tem o convênio para empréstimo que seja consignado, bem como para o funcionário com carteira assinada. No entanto, existe a diferença de o lugar em que você trabalha ter mais de um convênio e com mais bancos. Sendo assim, você pode comparar as vantagens e benefícios, além disso, verificar quais as taxas menores e assim escolher o melhor plano. Quem saber encontrar melhores vantagens na hora de contratar o empréstimo consignado.

Empréstimo consignado online

Existem algumas alternativas de empréstimo consignado online, portanto escolha uma financeira ou banco e faça via internet. Uma empresa que vocês podem pesquisar a bxblue  oferece empréstimo consignado para aposentados – INSS, SIAPE e Militares das Forças Armadas. Antes de contratar avalie os prós e contra de fazer um empréstimo consignado online. Avalie o risco, os juros e todas as taxas.

Simulação

As plataformas online são bastante eficientes para que você tome uma decisão acertada. Ma bxblu, por exemplo,  você usa um simulador online de empréstimo consignado e assim verificar como serão as parcelas antes de contratar o empréstimo da empresa.

Com o simulador você consegue avaliar, os custos e condições para a contratação do consignado. Pela plataforma você pode também comparar com a base de calculo de outros bancos, logo escolher o melhor para seu bolso.

Cuidados com consignado

Aconselhamos  tomar um pouco de cuidado com consignado, pois o dinheiro será descontado do seu salário. Sendo assim, escolha uma parcela que seja adequada o seu orçamento e que não vá fazer falta. Não refinancie a divida, pois as parcelas aumentam e ainda demoram mais para acabar.  Sobretudo, antes de contratar avalie bem as suas condições e o porquê quer fazer o empréstimo.

Gostou do artigo? Continue conosco e deixe um comentário qualquer duvida. Aproveite e veja também: Financiamento de imóveis é um bom negócio no cenário atual?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *