Dicas para passar no Enem

Prepare-se bem para garantir sua vaga em uma faculdade

O Instituto Nacional do Ensino Médio e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulga a data do Enem sempre no início do ano, a saber no mês março. Contudo, muitas pessoas já estão em fase de estudo com mais ênfase no material e as informações da prova. Embora, a melhor opção para alcançar êxito e nos preparar para avaliação, devemos também nos informar do Programa.

Avaliação Enem

Se acaso tenha feito a avaliação passada e não tenha alcançado um bom desempenho, o melhor é estudar para o próximo desde já. Ao corrigir as questões, bem como observar seu desempenho, tenha te deixado desanimado não perca o foco.

É importante saber o que mais afetou seu desempenho nessa última avaliação, pois assim que descobrir o erro, pode reverter a situação. A partir disso, tomar novo rumo para que seu desempenho melhore ainda mais.

Caso não passe no Enem o que fazer?

De acordo com a nota do Sisu (Sistema de seleção unificada), o aluno deve conferir seu desempenho, mas saber também que é capaz de reverter a situação através de métodos eficientes de estudo. Contudo, não desanimar de primeira vez, mas iniciar suas pesquisas a partir de se informar e entender o processo Enem em si.  

Passos para passar, por onde começar

Portanto, o primeiro passo é configurar todas as informações para que esteja bem preparado na hora da avaliação. Muitas pessoas não sabem nem como é feito o cálculo da nota, bem como o porquê de estar participando. Então, preparamos um artigo para que saiba tudo sobre o Enem.

O que é Enem?

O Enem é uma das provas mais esperadas por jovens de todo o Brasil. O Exame Nacional do Ensino Médio é a principal chance para mais de 5 milhões de estudantes do ensino médio ingressar em uma faculdade. Contudo, esta é a prova mais esperada anualmente, a saber por conta de todas as vantagens que traz para os jovens.

Informações da avaliação

É importante estar ligado a todas as informações, pois existem benefícios valiosos que você pode agregar em sua vida profissional através da participação do exame. Visto que existem diversas pessoas que não sabem como devem preparar-se para a avaliação, a saber veja em nosso artigo tudo sobre a avaliação. No entanto, antes disso, o candidato interessado a nota máxima da avaliação Enem deve ter ciência de como funciona todo o processo.

A prova

A prova do Enem é anualmente realizada, contudo hoje em dia em dois domingos consecutivos a data prescrita para a avaliação. Entretanto, a prova é dividida entre esses dois domingos datados para que a avaliação seja em duas etapas dentre elas quatro áreas de estudo. Essas áreas são compostas pelas matérias: Linguagens e Códigos; Ciências da Natureza; Ciências Humanas e Matemática. Além disso, no processo de avaliação do Enem é também necessário realizar a famosa redação.

Como começou o Enem

Certamente, devemos saber que através do Enem o ingresso para o ensino superior ficou ainda mais acessível. Sendo assim, vale a pena organizar melhor seus métodos de estudo para que consiga uma nota alta. Então, siga com força e faça o melhor para que seu desempenho seja o mais qualificado.

Quando foi criado o Enem?

Enem é, acima de tudo, a ferramenta que disponibiliza o auxílio para que os estudantes tenham acesso ao ensino superior. A saber foi uma das melhores implementações de políticas públicas na área da educação dos últimos anos no Brasil. Tome proveito dessa chance, pois todos os jovens de classe média baixa têm esse direto.

Ano de criação do Enem

Segundo o Ministério da Educação (MEC) o Enem foi criado em 1998, com intuito de avaliar os estudantes de ensino médio. A princípio já no primeiro ano de avaliação, o Enem conseguiu mais de 157 mil inscrições, neste mesmo ano.

Mudanças que ocorreram no Enem com o passar dos anos

Posteriormente, até o ano de 2008, a avaliação ocorria apenas em um domingo. Nesta época a prova continha um questionário com apenas 63 perguntas. O aluno tinha que fazer a prova objetiva e elaborar uma redação referente a um tema escolhido pelo INEP.

Mas, a partir dos anos seguintes, em 2009, a prova era aplicada no final de semana, isto é, sábado e domingo. Aqui, a avaliação se tornou mais extensa, contendo 180 questões e mais a redação. Além disso, foi nesse ano que aconteceram algumas mudanças no objetivo do Enem.

Sisu, Prouni e Fies

O exame torna-se ainda mais especial, pois selecionava os estudantes de todo o Brasil para também as instituições federais. Com isso tratou de formar os programas Sisu, Prouni e Fies. Programas estes do Governo Federal que facilitam até hoje às pessoas que sonham estudar em uma Universidade Pública.

Dias das provas

Mas, foi somente em 2017 que a prova começou ser realizada em dois domingos consecutivos. Agora o estudante que deseja fazer o Enem tem dois finais de semana para concluir a avaliação, portanto ficando mais flexível a tarefa de fazer o exame. Isto é, no quesito da ansiedade dos participantes.

Vantagens de participar do Enem

O Enem é uma ferramenta que pode te levar longe, no entanto é preciso focar nos estudos, o que iremos falar abaixo. Sendo assim, veja alguns dos principais benefícios ao se participar da avaliação.

Acesso a educação superior

Prouni (Programa Universidade para Todos) – É um programa que permite o acesso a bolsas parciais ou integrais em instituições particulares de todo Brasil. O aluno usa a nota do Enem para ter acesso as bolsas do Prouni.

Sisu (Sistema de Seleção Unificada) – É a partir da nota do Enem que você pode participar do Sisu também.Através do Sisu você pode ingressar em uma Universidade Públicas de todo Brasil. Geralmente são em média 230 mil vagas para Universidades em todo país.

Instituições portuguesas.

Aproveite e leia: Mestrado na Europa 2020: bolsas de estudo para brasileiros

Fies (Fundo de Financiamento Estudantil) – O programa fornece o financiamento sem juros ou com juros baixos em faculdades particulares. O aluno usa a nota do Enem para participar da seleção do Fies.

Prepare-se para o Enem, comece a estudar agora!
Importante se preparar para a próxima prova do Enem, então faça valer a pena. Foto de divulgação.

Quem pode se inscrever no Enem

Para se inscrever no Enem é preciso que o aluno esteja cursando ou já tenha concluído o ensino médio. Se acaso o estudante esteja cursando o 1º e 2º ano do ensino médio, o Enem não servira para o ingresso no ensino superior, mas pode ser de certa forma uma espécie de treino.

O que é preciso para fazer a inscrição?

Para realizar o ENEM é necessário:

  • Que o estudante tenha CPF e documento de identidade;
  • Comprovação de residência fixa;
  • O estudante deve estar cursando ou já tenha concluído o ensino médio;
  • O pagamento da taxa da inscrição, exceto o estudante com isenção de taxa.
  • Gestantes ou mulheres que estejam amamentando que precisarem de atendimento específico, solicite antecipadamente;
  • Portadores de deficiência devem ter atendimento especializado para fazerem as provas com tranquilidade.

Valor da taxa de inscrição

A taxa de inscrição para os interessados no Enem o é o valor de R$ 85,00,isso até este ano. Os alunos de renda baixa devem procurar fazer a isenção da taxa através do site www.enem.inep.gov.br. A taxa pode ser paga em qualquer agência bancária, correios ou casas lotéricas. Através do site você fica informado de todo o processo, veja abaixo o cronograma do Enem 2019.

Quem pode ter atendimento especializado?

  • Pessoas com autismo
  • Baixa visão
  • Com cegueira
  • Com deficiência auditiva
  • Pessoas com deficiência física
  • Deficiência intelectual
  • Déficit de atenção
  • Discalculia
  • Dislexia
  • Surdez
  • Pessoas com surdocegueira
  • Pessoas com visão Monocular

Quem pode ter atendimento especializado?

  • Pessoas gestante
  • Idosos
  • Lactantes
  • Estudante em Classe Hospitalar entre outros

Cronograma Enem

O cronograma é disponibilizado no site do Inep, sobretudo com o intuito de informar o candidato de todos os passos do processo para a prova do Enem.

Edital

Em março, o candidato deve ler e se informar de todos os detalhes através dele.

Processo de isenção

Em abril é a fase do pedido de isenção da taxa de inscrição, bem como a justificativa da ausência;

Inscrição

A inscrição do Enem é em maio, as datas são indicadas no site Inep entre outras coisas o pagamento da taxa também;

Cartão de Confirmação

Em novembro você recebe o cartão de com firmação e locais das provas;

Aplicação da Prova e divulgação do gabarito

A prova será aplicada em novembro, além disso a divulgação do gabarito e divulgação do resultado para finalizar.

Confira o cronograma Enem através do do site Inpe. Imagem: De Divulgação

A avaliação

O exame é composto por 4 provas, sendo assim 45 questões cada uma delas. No entanto o conteúdo das áreas de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias; Ciências Humanas e suas Tecnologias; Ciências da Natureza e suas Tecnologias e Matemática e suas Tecnologias.

A redação

Todavia, além da avaliação o estudante deve fazer uma redação de no mínimo de 30 linhas, contendo um texto feito de maneira dissertativo-argumentativo a partir de uma situação-problema imposta pela avaliação. Portanto leia sempre o edital, só assim ficará a par de todas as modificações que possivelmente o exame terá.

Faça o download do aplicativo Enem para fica sempre informado

Atualmente o Enem tem se modernizado para melhor atender os estudantes, com isso você pode fazer o download do aplicativo do Enem tanto no App Store quanto para o Google Play. Assim, ficará por dentro de todas as noticias e informações sobre o exame. Contudo, você tem total acesso e irá acompanhar o cronograma desde a inscrição até o gabarito e o resultado da prova.

 Dia da prova

É importante estar bem preparado no dia da prova Enem, então deixa com um dia de antecedência todos os documentos validos para adentrar e fazer a avaliação. Neste caso separamos uma lista com todos esses documentos, pois é necessário estar bem informado, veja a seguir:

Documentos

Os candidatos devem levar os seguintes documentos: RG – Documento de identidade seja ele expedido pelo Ministério da Justiça para o caso de ser estrangeiros, ou mesmo expedidas através da Secretarias de Segurança Pública, Forças Armadas, Polícia Militar e Polícia Federal; Carteira de Registro Nacional Migratório; O Documento Provisório de Registro Nacional Migratório; Carteira de Trabalho; Certificado de Reservista; Carteira Nacional de Habilitação com fotografia; Identidade funciona e Passaporte.

Veja: Financiamento de carro de vale a pena?

Conclusões

Primeiramente, saiba que o Enem é muito importante para cenário acadêmico do Brasil, pois agrega pessoas através de realizar o sonho de ingressar em uma universidade. Além disso, atualmente quem participa do Enem também pode fazer parte de instituições internacionais. Contudo é sua grande chance de um futuro bem mais planejado.  As pessoas que passaram por avaliações anteriores podem participar do novo processo seletivo, basta que justifique o motivo de sua ausência. Informe-se do período e obtenha mais uma chance.  Boa sorte!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *