Vale a pena pegar empréstimo para abrir uma empresa

Todo o empreendimento vale a pena, basta ter os recursos e avaliar as possibilidades antes de montar qualquer negócio. Para quem não tem recursos e está refletindo sobre a possibilidade do empréstimo, deverá analisar mais a fundo os riscos. A dúvida fica em torno de iniciar uma empresa com parcelas a pagar, será que isso vale a pena? Vamos conferir.  

Empréstimo para abrir empresa é um bom negócio

Abrir uma empresa é o sonho de muitas pessoas, mas quando não temos dinheiro à primeira ação a tomar é refletir sobre pegar dinheiro do banco. Será que vale a pena começar uma empresa pagando a parcela do empréstimo? Se você conseguir seguir os passos certos não haverá nenhum problema, confira!

Confira os passos para que seu empréstimo para abrir uma empresa funcione

Empréstimo para abrir uma empresa é um bom negócio? Saiba mais!
Empréstimo para abrir uma empresa como fazer? Imagem (divulgação)

Planejar

Antes de sair compramos e gastando com a abertura da empresa, tente planejar primeiro. Qualquer decisão a ser tomada deve ser planejada para que não entre em dívidas e acabe por se complicar na praça, já que está no começo do empreendimento. Uma vez que começar um negócio é sempre um risco, mesmo que você tenha uma reserva, ou não, vai ser sempre arriscado. Mas um dos piores erros é não planejar em cima de quais objetivos terá que cumprir, então comece já!

Aproveite e leia também:  Como economizar dinheiro evitando maus hábitos?

É importante planejar desde o começo do empreendimento. Sendo assim o correto a fazer é analisar todos os detalhes, demanda do produto, pesquisar o público alvo, quais serão seus concorrentes entre outras coisas. O planejamento é um habito que você tem que ter a vida toda que  estiver funcionando a sua empresa. Eventualmente, você já apreende como deve se controlar e economizar os gastos, portanto todos os detalhes devem ser planejados. Mas, calma, vamos te ajudar!

Analise os lucros

Analisar o lucro de uma empresa desde que ela começa é importante para que você saiba, o mais cedo possível, quando mais ou menos precisará esperar para que o dinheiro “caia em sua conta”. Esse dinheiro que “caíra em sua conta” é o quanto de lucro a empresa estiver lucrando e em quanto tempo isso acontecerá.

Prepare-se ao longo do tempo!

Ah,  você deve estar pensando porque disso, eventualmente é uma análise para que você não se perca nas contas. A analise serve para observamos se dinheiro que caíra, ou seja, o lucro que está tendo é bom ou está baixo do que estamos pagando por ela. É uma forma de nos prepararmos ao longo do tempo.

Mas, principalmente a análise de lucro serve para que antes de começar a empresa e fazer o empréstimo possa conferir se esse crédito não vai te atrapalhar em todo processo.

Taxas de juros do empréstimo

Bem, se acaso decidiu por fazer mesmo empréstimo é importante que vá até o banco e converse com o gerente, em especial sobre a taxa de juros. Embora isso pareça pouco importante, é uma forma de se iterar de informações sobre a instituição.  Para quem está começando um negócio é importante que análise taxa de juros para que não pague caro.  Ressaltamos também que a maioria dos bancos existe uma linha de crédito é especial para as pequenas, se informe sobre.

O que esse crédito tem de especial?

Isso quer dizer que facilita bastante na hora de abrir o seu negócio. O crédito visa facilitar a vida do empreendedor e oferecer facilitadores para quem está abrindo uma pequena empresa. Então pesquise antes de assinar os papéis, pois, é importante. Outro detalhe é fazer também o simulador, faça em todas as possíveis instituições bancárias para analisar qual a melhor para seu perfil!

Empréstimo pessoal ou empresarial

Muitos empreendedores que estão começando com suas empresas agora acham mais fácil pegar um empréstimo para pessoa jurídica. O que ocorre também é que muitos desses pequenos empreendedores não conseguem pegar empréstimo empresarial, pois, não têm o CNPJ ainda. Entretanto, tanto o empréstimo pessoal quanto o empresarial tem taxas, mas qual é o mais vantajoso?

Menores taxas

O empréstimo empresarial apresenta as maiores taxas de juros, por ser um empréstimos especifico existem taxas específicas e muitas vezes mais baixas. Aconselhamos, então que abra o MEI e assim com seu CNPJ feito você pode pedir um empréstimo empresarial tranquilamente com menores juros e muito mais eficiente para uma nova empresa.

Requisitos e restrições para pegar empréstimo

Como em todo o negócio, existem os requisitos e as restrições na hora de pegar empréstimo empresarial. No entanto, é a mesma coisa em todas as instituições bancárias, sendo assim, o empreendedor não pode ter o nome negativado, e é claro exige-se que tenha pelo um ano de CNPJ ativo. Além disso, deve apresentar também o faturamento mínimo para apresentar o capital, para que o banco tenha menos riscos.

Decidindo o destino do empréstimo

É importante avaliar para onde vai o dinheiro do empréstimo. Existem três possibilidades, capital de giro, antecipação de recebíveis, ou investimento fixo. Caso não entende muito bem sobre essas três categorias, estude, mas ajudaremos em quais são cada uma delas.

Capital de giro

Capital de giro é a quantia que garante o funcionamento da empresa, esse dinheiro, no entanto, pode ser destinado para as atividades diárias da empresa, gastos de funcionários, matérias primas e objetos específicos para que todos possam trabalhar.

Antecipação de recebíveis

Na realidade, essa categoria é a respeito da receita e consiste em um valor adiantado em que a empresa poderá receber no futuro. É importante que aconteça quando a empresa já estiver funcionando, pois, esse valor pode ser usado para aumentar o capital de giro, ou para algum investimento em questão.

Investimento fixo

Investimento fixo é o dinheiro destinado especificamente para algo, como por exemplo, uma forma, compra de uma máquina, novas instalações entre outras coisas. Normalmente é um tipo de investimento que aumenta a produtividade da empresa.

Conclusão

Faze um empréstimo para abrir uma empresa própria é algo bastante sério, então precisamos analisar todos esses pontos. Todavia, alguns deles importantes, como onde iremos usar a quantia emprestada desse crédito. Refletir, qual o melhor local para ser utilizado. Logo após fazer isso, basta procurar um banco iniciar todo processo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *