Dicas para contratar o melhor Plano de Saúde

O que precisamos saber para contratar um plano de saúde? Muitas pessoas não sabem nem por onde começar, vamos analisar alguns detalhes importantes que devemos saber antes de aderir a qualquer plano. A maioria das pessoas se questionam sobre a carência, qual tipo de plano é o ideal para seu perfil, acomodações, entre outras coisas.

Plano de saúde: quais as dúvidas?

Uma das principais questões a serem tratadas antes de aderir a um plano são as informações sobre as condições do contrato, contudo, isso fará com que não corra riscos e seja surpreendido com alguma taxa, ou itens desnecessários. Portanto é de suma importância que questione sua operadora antes de contratar. É por isso que separamos as principais funções dos planos de saúde no Brasil. Então, veja algumas dicas para se questionar antes de contratar qualquer produto, confira!

Qual o perfil é melhor para ser contratado

Primeiramente, você deve refletir sobre quais tipos de planos existem no Brasil, e também se informar bem, pois isso é importante antes de assinar os papeis. Devemos verificar todas as modalidades e conferir se esse é o melhor para o seu perfil.

No caso das empresas e entidades o plano oferecido para seus filiados, geralmente, é o coletivo ou empresarial. Porém muitas vezes você pode optar pelos classificados como individuais ou familiares, visto que são mais abrangentes para outros membros da família. Estes são negociados com a operadora, você pode encontrar alguns pela internet.

Veja algumas operadoras abaixo:

  • Unimed.
  • Sul América 
  • Amil.
  • One Health.
  • Bradesco Saúde.
  • Golden Cross.
  • Intermédica.
  • Notre Dame Seguro entre outros.

Uma dica importante:

Ao contratar um plano de saúde, não contrate apenas para fazer economia, com referências ao valor que está o plano, pois cada um deles tem suas peculiaridades e muitos que parecem baratos podem não ser tão bons assim. É necessário que se informe bastante antes de qualquer coisa!

Reajustes

Outra pergunta a se fazer é como é feito o reajuste do plano. Todavia, muitas pessoas não se preocupam com esses detalhes, mas são muito importantes. Devemos pesquisar para saber de todos esses detalhes, só então, contratar. Os planos individuais e familiares tem dois tipos de ajustes, ambos são anuais e regularizados pela ANS (Agência Nacional de Saúde Suplementar) e também há o reajuste referente a faixa etária, dê uma olhada!

Muda-se de idade há reajuste

As empresas costumam fazer o reajustes do valor do plano quando muda a idade, mas há um prazo. Todas as faixas etárias são definidas pela ANS.

Confira abaixo a média de mudanças:

  • 0 a 18 anos
  • 19 a 23 anos
  • 24 a 28 anos
  • 29 a 33 anos
  • 34 a 38 anos
  • 39 a 43 anos
  • 44 a 48 anos
  • 49 a 53 anos
  • 54 a 58 anos
  • 59 anos

Cobertura

A cobertura é outro fato que devemos analisar antes de contratar qualquer plano de saúde, pois há uma variedade que pode ser um fator importante também! O cliente precisa saber quais são os tipos de cobertura existem, mas as mais conhecidas são as que excluem a ambulatorial, onde você vai poder participar de consultas, pré-natais, exames e cirurgias sem internação. Mas também existe a cobertura ambulatorial e hospitalar que incluiu serviços acompanhamento de obstetra, bem como assistência odontológica que engloba todos os itens anteriores também.

Atendimento

Uma outra dúvida que os consumidores e clientes tem, se estende sobre onde ele pode ser atendido. Será que o atendimento pode ser feito em qualquer lugar ou somente em lugares específicos? Bem, está tudo no contrato, além disso, é importante verificar a abrangência da cobertura de tal plano.

Planos regionais e planos nacionais

É importante se informar do plano e sua abrangência, pois, alguns só abrange a região, ou seja, se ele é um plano regional e você só pode ter acomodações em sua própria região. Ao mesmo tempo existe a cobertura nacional que entretanto é mais abrangente e essencial para quem viaja bastante. Caso você prefira o nacional estando em qualquer lugar do país, pode usá-lo tranquilamente. Mas se for regional só pode ser usado de maneira restrita, na região onde você mora. Aconselhamos o nacional para quem viaja, pois terá assistência em todo país.

É importante também saber quais são as redes credenciadas, as clínicas hospitais médicos laboratórios que atendem o plano contratado

Contrato

Importante também avaliar qual a carência do plano de saúde que contratou. Sendo assim consulte o contrato, pois, o período está informada nele. Então antes da assinatura leia com bastante atenção o contrato e veja todos os serviços contratados. Vamos conferir quais os números de carência.

O máximo de carência de qualquer plano de saúde é de 24 horas para as urgências, 80 dias para a internação e 24 meses para doenças e lesões. Mas, existem aqueles com 180 dias para cirurgias e os outros procedimentos. Senso assim é importante analisar bem antes de contratar.

Agora vamos falar um pouquinho mais sobre as especificações dos planos e conferir quais existem para que você possa analisar qual seria bom para o seu perfil.

Plano de saúde empresarial

O plano saúde empresarial é feito mais pelas empresas e também pelos profissionais que possuem CNPJ. Os profissionais que podem fazer essa categoria de plano são as pessoas que tem CNPJ tipo MEI, PME, LTDA e ME.

As entidades e o seus colaboradores também podem contratar esse Plano. É um plano contratado por empresas para beneficiar os funcionários.

Plano de saúde familiar

Temos também o plano de saúde familiar que servem para o grupo familiar. Essa modalidade é para quem tem filhos e precisa oferecer maior abrangência.

Plano de saúde individual

Para finalizar temos o plano de saúde individual que é feito no próprio nome do contratante, e para uma única pessoa.

Qualquer dúvida deixe um comentário e veja: Consulta de dívidas online.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *