O que você precisa saber para contratar um consórcio!

O que saber antes de contratar um consórcio, inúmeras pessoas gostariam de ter sua casa própria, mas há tanta burocracia em relação ao financiamento que a maioria desiste rapidamente e desanima desse sonho. O consórcio pode ser uma ótima opção para essas pessoas, vamos conhecer agora tudo que você precisa saber antes de fazer um e se vale à pena como muitos dizem.

Pesquise a empresa de consócio antes de contratar

Vamos conhecer juntos o que precisamos para contratarmos um consórcio. Primeira dica é conhecer bem a empresa antes de assinar o contrato, além disso é preciso tomar alguns cuidados ao escolher administradora do consórcio. Cuidados esses que podem ser de suma importância para que seus negócios deem certo, então vamos a primeira dica.

Registro da empresa

Você precisa verificar se a empresa é registrada Banco Central do Brasil, pois este é o fiscalizador de todas as atividades entre as instituições no país. Então, basta verificar se a instituição que está fazendo o consórcio tem se registro e este é o primeiro passo.

Sendo assim, pode ficar sossegado que as atividades são legalizadas. O que você pode fazer também é conferir se existe reclamações sobre tal administrador, isso é importante! Para isso acesse o site do Procon e também outros sites de reclamação para fazer uma varredura na empresa.

Avalie sua disponibilidade para fazer o consórcio

A carta de crédito é bastante almejada por todos que querem comprar um imóvel, mas é necessário alguns detalhes. Antes de assinar o contrato e fazer o consórcio você precisa estar com a mente posicionada para o que há de vir depois de sua assinatura concluída. Isso indicará que você terá uma dívida a longo prazo e não terá a posse do bem de imediato. Está preparado? É difícil comprar algo e não ter o objeto em mãos, e além disso parcelado!

Vantagens do consócio

Há algumas vantagens no consócio, principalmente se pagar as parcelas em dias todo mês. Fazendo assim não terá nada de juros e você consegue terminá-lo rapidamente. O reajustes são feito anuais a taxa da dimensão do serviço é um valor, muitas vezes, destinado ao seguro. Você tem a liberdade de escolher o modelo do carro, por exemplo.

Controle os pagamentos

Aconselhamos que faça uma planilha para controlar melhor seus gastos e inclua as datas da parcela. Você pode usar o Excel, pois ele calcula tudo conforme o tempo. Já o consócio é como um investimento a longo prazo, alguns até chamam de poupança, pois você guarda compulsoriamente o dinheiro do bem.

Cuidados com o consócio

A contemplação do consócio pode demorar ou não, mas o que costuma acontecer, quando se contrata um, é começar a surgir um certo cansaço de pagar aquelas parcelas que parecem infinitas. Embora dependa da sua sorte, muitas pessoas se sentem cansadas com o investimento.

Cansados com o prazo algumas pessoas acabam por desistir, todavia não temos a garantia de quanto tempo iremos pegar, até que sejamos contemplado. No entanto, como a contemplação ocorre mediante sorteio, de qualquer forma, você vai ter que esperar um tempo para poder ter sua casa, seu carro, ou sua moto. Então é precisa ter firmeza para manter o foco.

Levar em conta também os ajustes, pois se parar de pagar você estará no prejuízo, além de não receber o bem, nem o dinheiro de volta. O consórcio tem os mesmos benefícios que o empréstimo bancário, financiamentos e crédito bancário.

Devemos também avaliar o contrato

É imprescindível que você leia todas as cláusulas do contrato antes de fechar negócio. leia com bastante atenção, é importante também certificar-se se entendeu sobre os reajustes, a mensalidade e o prazo, além da multa por atraso e todas as demais regras, confira os valores que terá que avaliar. Lembre-se disso e faça questão de pegar uma cópia do contrato também que você não perca nenhum detalhe até o final. Agora vamos explicar como é feito contrato.

Como contratar?

Para entrar em um consócio você precisa procurar uma administradora, lembre-se de certificar se é autorizada pelo Banco Central do Brasil. Para verificar você pode fazer isso através do site do próprio Banco Central do Brasil. Outra opção é escolher uma administradora a partir da associada à ABAC  que apóia e segmenta o setor. Isso é importante para que tenha segurança de estar entrando em algo suspeito.

Pesquise as empresas, e entre em contato com as melhores que encontrou e achou melhor, assim pode questionar sobre os planos disponíveis. Entre na adesão com o grupo observando os prazos e valores que cabem em seu bolso.

Porque as pessoas preferem consócio

Hoje em dia o consórcio se tornou uma alternativas para aquelas pessoas que querem comprar um bem. Está é uma variedade que muitos estavam procurando na hora da compra do carro, da moto ou até mesmo de um imóvel. Mesmo que tenhamos algumas dúvidas, está tudo esclarecido no artigo, basta fazer uma leitura atenciosa. Os produtos de crédito, geralmente, tem muitos detalhes, então estude tudo antes de solicitar.

Espero que tenhamos esclarecido para vocês sobre essa modalidade de compra. Fiquem conosco e qualquer dúvida, comente! Veja também: Quais as diferenças entre seguro de veículo e proteção veicular?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *